Evento imersivo “O que é a COP?”

Um primeiro passo para a preparação e nivelamento entre gestores e a sociedade paraense sobre a Conferência das Partes sobre o Clima (COP) que acontecerá em 2025, na Capital Paraense, foi realizado nesta segunda-feira, 26, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Ao todo, mais de mil pessoas participaram do evento presencialmente.

O evento teve o apoio do Instituto de Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Prefeitura de Belém e realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A abertura do evento contou com a presença do governador do Pará e presidente do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), Helder Barbalho, e autoridades federais, estaduais e municipais, além de ministros, prefeitos, diplomatas, especialistas e ambientalistas. 

O que é COP? – A Conferência das Partes (COP) é uma Conferência das Nações Unidas decorrente da Rio 92 que reúne representantes das Partes (Estados Membros/Países) que são signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Na COP se discute e se estabelece compromissos diplomáticos dos 197 países signatários incluindo a União Europeia para combater as mudanças climáticas. As partes se reúnem todos os anos para analisar o progresso da implementação da Convenção, metas nacionalmente determinadas (NDC) e outros instrumentos para sua implementação são propostos, avaliados e aprovados.

As principais decisões das COPs são tomadas pelas “Partes”, que têm direito a voto nas negociações e devem concretizar as ações acordadas. Participam da Conferência 196 países-membros, uma organização regional (União Europeia); os estados subnacionais dos países; as organizações não governamentais (ONGs) e as iniciativa privada como observadores das COPs.

Fonte: Agência Pará de Notícias